terça-feira, 31 de maio de 2011

Atenção alunos: RECESSO ESCOLAR!!

O recesso escolar da Escola Manoel Gentil terá início no dia 20 de junho de 2011 e término no dia 04 de julho de 2011.
O retorno às aulas será no dia 05 de julho de 2011.
Abraços a todos.
Agradece a Direção e a Coordenação.

Premiações dos Jogos Interclasses - Noturno

I Jogos Interclasses - Equipe dos Funcionários

Jogadores da seleção Manoel Gentil

I Jogos Interclasses - Vespertino

Premiações dos Jogos Interclasses Diurno

Premiações dos Jogos Interclasses - Diurno

I Jogos Interclasses - Arquibancada e Medalhas

I Jogos Interclasses - Equipes

I Jogos Interclasses - Equipes Matutino

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Calendário do 1º Simulado do Manoel Gentil - Fundamental e Médio - 1º SEMESTRE

CALENDÁRIO PARA APLICAR AS PROVAS DO SIMULADO

DATAS

01/06/2011 - QUARTA-FEIRA
REDAÇÃO ( FUNDAMENTAL)
REDAÇÃO ( MÉDIO)


07/06/2011 - TERÇA -FEIRA
L.PORTUGUESA + ARTES + INGLÊS( FUNDAMENTAL)
CÓDIGOS E LINGUAGENS [ L. PORTUGUESA, LITERATURA, ARTE, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ED. FÍSICA] (MÉDIO)


08/06/11 - QUARTA-FEIRA
HISTÓRIA + GEOGRAFIA ( FUNDAMENTAL)
MATEMÁTICA ( MÉDIO)


09/06/11 - QUINTA - FEIRA
CIÊNCIAS + ENS. RELIGIOSO ( FUNDAMENTAL)
CIÊNCIAIS DA NATUREZA [FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA] ( MÉDIO)


10/06/11 - SEXTA-FEIRA
MATEMÁTICA + ED. FÍSICA ( FUNDAMENTAL)
CIÊNCIAS HUMANAS [HISTÓRIA, GEOGRAFIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA] ( MÉDIO)

REGRA Nº. 11: Saiba quando pedir ajuda

REGRA NO. 11: Saiba quando pedir ajuda

Você já tomou conhecimento de 10 Regras Gerais que fazem a diferença no gerenciamento da sala de aula. As Regras Gerais fornecem direções seguras para você melhorar o relacionamento Professor/Aluno e Professor/Pais, bem como possibilitam trabalhar de um modo preventivo contra as possíveis atitudes de rebeldia,indisciplina e confronto com os alunos.

Recapitulando as 10 Regras Gerais vistas até agora:

01. Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma,
02. Seja consistente em tudo que disser ou fizer,
03. Seja paciente com você mesma e principalmente com os alunos,
04. Transforme os Pais em seus aliados. Comunique-se mais com eles,
05. Evite falar demais e se alongar nas explicações,
06. Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades,
07. Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não `enrole `,
08. Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados,
09. Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público,
10. Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação


Aplicar as Regras Gerais no dia a dia da sala, envolve muita persistência e paciência por parte do Professor, haverá momentos de frustração, fadiga e até o velho sentimento de fracasso rondando a sua sala, porém, são para esses momentos que a Regra Geral no. 11 entrará em ação: Saiba quando pedir ajuda !!!!

Lembre-se você não está sozinha/sozinho, você faz parte de uma Equipe. Você tem que contar com o apoio dos colegas Professores da Escola, da Coordenação, do Diretor, dos Pais. Ainda também pode contar com o auxílio dos Livros, da Internet, dos Cursos, de Aconselhamento, de Coach, enfim, há uma série de recursos.

Pedir ajuda também requer antes de tudo humildade. Reconhecer que não somos detentores da verdade, por isso temos que compartilhar o que sabemos e o que precisamos, só assim receberemos ajuda que pode vir de lugares onde você menos espera.

Jamais se feche para as possibilidades de receber ajuda. É uma pena quando ouvimos comentários do tipo: “ só vou fazer curso se a escola pagar “ , “ só vou se tiver certificado”, “ só faço se me pagarem hora extra”, “ mais um treinamento que não serve de nada” .

Saiba que ao pedir ajuda você abre possibilidades de crescer de mudar de tamanho e quando isso acontece podemos contribuir com muito mais para o mundo em que vivemos e fazer muito mais pelos nossos alunos. Por isso não se contente em ficar do mesmo tamanho por muito tempo, desafie-se e não tenha medo de pedir ajuda.

Estas regras foram retiradas do Curso Gerenciamento de Sala de aula. Basta enviar o endereço para realizarem o cadastro e passar a receber o curso por email: www.sosprofessor.com.br

Aguarde que vem mais dicas por aí !!!

Os próximos temas serão:
- Lidando com pais mal educados;
- O Perfil do Professor e a indisciplina
- Dificuldades ou problemas de aprendizagem?
- De quem é a obrigação?
- A avaliação diagnóstica
- A integração dos alunos.


A equipe da Escola Estadual Manoel Gentil do Vale Bentes, deseja a todos um ótimo mês de maio.

REGRA Nº. 10: Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação

REGRA NO. 10: Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação
O relacionamento Professor x Aluno é o `calcanhar de Aquiles` de todo Professor, é o ponto fraco onde muitos falham. Quando os alunos são inquiridos sobre o que acham do Professor as respostas são variadas: “ meu Professor é bonzinho “ , “ carrasco “ , “ chato” , “grita demais”, “ só reclama” e por aí vai em uma infinidade de adjetivos nada positivos. Mas também há uma luz no final do túnel, dentre as respostas aparecem também o “ Professor Legal” .

Para os alunos o “ Professor legal”, não tem nada a ver com Professor `bonzinho`. O Professor `legal` é aquele que sintetiza uma série de características que atuam em um conjunto equilibrado de atitudes e comportamentos diários que fazem com que o aluno sinta-se cobrado, respeitado e instigado a sempre empenhar-se mais. O Professor `legal` tem a capacidade e o talento de motivar, inspirar e desafiar.

Você deve estar perguntando-se: “ Quais características são estas que fazem com que a imagem do Professor seja extremamente positiva aos olhos dos alunos ? “ .

Um desses comportamentos é: manter a perspectiva em todas as situações.Neste caso trata-se de não se deixar levar pelo nervoso, stress, irritação e não sair `batendo boca`com o aluno. O Professor é um adulto, tem uma maturidade conforme sua experiência de vida e formação, coisas que a criança e jovem ainda não tem. Mantenha sempre a perspectiva de Educador (maturidade), jamais caia na posição da criança/jovem (imaturidade).

Outro comportamento que faz o Professor ser considerado `legal ` é quando ele sabe equilibrar seriedade (cobrança de tarefas, ensino dos conteúdos, regras, procedimentos ) com momentos de humor e descontração e isso implica em saber rir das situações engraçadas e daquelas em que não são tão engraçadas assim. Saiba que, uma pitada de humor pode desequilibrar e romper qualquer momento de tensão e constrangimento dentro da sala de aula e fora dela.

Para que o Professor consiga `funcionar` no modo `legal` é preciso já ter atingido um patamar de maturidade na sua vida pessoal e profissional. Por isso, reveja todas as áreas da sua vida, reflita sobre o que ainda a motiva a dar aulas, a entrar em uma sala de aula, a fazer parte da vida de crianças e jovens. Se a resposta que você obtiver ainda empolgar você, então já lhe digo, você tem tudo para tornar-se um “ Professor Legal “.

REGRA Nº. 09: Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público

REGRA NO. 09: Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público
Os jovens gostam muito de estar em evidência, serem vistos, e de saber que são populares entre os amigos. Enquanto que os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I desejam ser acolhidos no sentido carinhoso da palavra ao serem ouvidos e considerados em suas necessidades, os jovens do Fundamental II e Ensino Médio vivem para preservar a auto-imagem no grupo.

Do Infantil ao Ensino Médio, apesar das características dos grupos serem bem distintas, há um dado em comum que não pode ser desconsiderado: o componente emocional. Ambos os grupos desejam ser aceitos, respeitados e valorizados. Levar tudo isso em conta é de suma importância, pois é a base fundamental no relacionamento Professor x Aluno.

E um dos fatores que contribui para comprometer o bom relacionamento é o fato de que muitos Professores se revestem de ira ao disciplinar o aluno e o momento da correção que deveria ser um momento de ensino e reparação torna-se um momento de vingança e retaliação.

Este comportamento de repreender em público acaba alimentando e reforçando o comportamento indisciplinado do aluno, que no sentido de defender a sua imagem perante o grupo, vai até as últimas conseqüências para afrontar o Professor.

Precisa disciplinar? Faça-o de maneira discreta e use de sabedoria. Disciplina eficaz é aquela que faz com que o aluno aprenda tendo que reparar os erros cometidos e não ouvindo um sermão público.