terça-feira, 6 de outubro de 2015

PROPOSTA DE REDAÇÃO 3º anos A, B e C Prof. João Paulo

ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFº. MANOEL GENTIL DO VALE BENTES
           

Produção Textual

Com base na leitura do seguinte texto motivador, escreva comentário argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema: Justiceiros: o que você acha deste tipo de atitude?. Para isso, você deverá selecionar, organizar e relacionar de forma coerente e coesa argumentos e fatos para defender seu ponto de vista.

Instruções

Ø Seu texto tem de ser escrito à tinta, em folha de redação para esse fim;
Ø O texto deverá ser redigido em prosa;
Ø Não copie informações dos textos motivadores, isso anulará sua prova;
Ø O texto deve ter, no mínimo, 20 linhas, e no máximo 25 linhas.

Texto 1


  
A violência aumenta, o sistema de segurança pública falha e a sensação de impotência e insegurança cresce. Diante disso, grupos de pessoas resolvem se reunir para, elas mesmas, julgar e penalizar suspeitos de cometer crimes. Se auto intitulam como "justiceiros", que buscam fazer a justiça, que aparentemente não é feita pelo poder público, com as próprias mãos. As "penas" vão de amarrar suspeitos a postes, humilhação, espancamento e, em alguns casos, até execução. O Brasil, no entanto, é um Estado Democrático de Direito, ou seja, um país regido por leis que defendem o direito à julgamento pelo sistema judiciário e a aplicação de penas não degradantes e que também não incluem a pena de morte. Portanto, justiceiros também estariam cometendo crimes, de acordo com a lei.

http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/tema-justica-com-as-proprias-maos.htm

Texto 2
Mulher espancada após boatos em rede social morre em Guarujá, SP

Ela foi agredida após ser acusada de praticar magia negra com crianças.
Moradores registraram vídeos mostrando a agressão e postaram na web.

A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (5), dois dias após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a família, ela foi agredida a partir de um boato gerado por uma página em uma rede social que afirmava que a dona de casa sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra.
De acordo com familiares de Fabiane, após as agressões, ela sofreu traumatismo craniano e foi internada em estado crítico no Hospital Santo Amaro, também em Guarujá. Minutos após a agressão, a Polícia Militar chegou a isolar o corpo dela acreditando que ela estava morta após o espancamento. Na manhã desta segunda-feira, porém, a família recebeu a informação de que a moça não resistiu aos ferimentos e morreu.
O espancamento aconteceu no bairro Morrinhos no início da noite deste sábado (3). A mulher foi amarrada e agredida e, segundo testemunhas que acompanharam a agressão, os moradores afirmavam que a mulher havia sequestrado uma criança para realizar trabalhos de magia negra. O caso foi registrado na Delegacia Sede de Guarujá, onde será investigado. Até o momento, ninguém foi preso. A polícia está analisando as imagens da agressão e busca identificar os envolvidos no caso.
O marido Jaílson Alves das Neves afirmou, em entrevista antes de saber da morte da mulher, que a esposa era inocente. De acordo com ele, a página se confundiu ao colocar uma foto de Fabiane em seu perfil e isso motivou as agressões. “Começou com um boato na internet. Eles colocaram uma foto de uma pessoa parecida e todo mundo achou que era ela. Quando ela voltou para o bairro, cercaram-na e começaram as agressões”, explica.
Sobre os agressores, o companheiro da vítima espera que a polícia identifique os criminosos por meio dos vários vídeos que foram gravados. “Quero que a Justiça seja feita. Cabe a polícia investigar. Eu não vi ninguém que eu conheço batendo nela. Vamos esperar as investigações e, acredito, os culpados serão punidos”, comenta.
Após as agressões, várias pessoas se revoltaram pelas redes sociais afirmando que Fabiane é portadora de transtorno bipolar e que jamais fez mal a crianças. O marido confirmou o tratamento e afirma que a esposa não é agressiva.
(...)

Texto 3

 

Você concorda que a população deva fazer justiça com as próprias mãos?


Lilian Germano (editado)

O que me impressiona é que nós, cidadãos do bem, trabalhadores, honestos; temos que suportar em silêncio todas as injustiças e crueldade que bandidos fazem na nossa sociedade, temos que esperar pacientemente a lerda justiça do nosso país, mesmo que nossos corações doam pela perda de pessoas que amamos e que foram vítimas fatais ou vítimas de roubo desses bandidos que circulam impunes pelas ruas. Não sou a favor da violência contra nenhum ser humano e sei que violência gera violência; e que a PAZ deve ser preservada. Mas o que é a PAZ neste caso?? Deixar ladrões malfeitores tomarem conta e dominarem tudo, andar livremente pelas ruas e homens e mulheres honestos se trancarem dentro de casa, vivendo presos no intuito de se proteger e promover PAZ??

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/mural/voce-concorda-que-a-populacao-deva-fazer-justica-com-as-proprias-maos-167608.html



“A educação engrandece o homem”

Nenhum comentário:

Postar um comentário