quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BIOGRAFIA DE MANOEL GENTIL DO VALE BENTES

Manoel Gentil do Vale Bentes era amazonense, casado com Alcina Calmon do Vale Bentes, teve quatro filhos José  Anchieta do Vale Bentes, Benedito Geraldo do Vale Bentes, Ana Bentes Ferreira Pinto e Terezinha de Jesus Bentes Normande.
Chegou em Alagoas na década de 30, gostou tanto do nosso Estado que acabou trazendo  toda a família no ano de 1936, estabelecendo-se e vivendo como se fosse um verdadeiro alagoano.
Foi Engenheiro agropecuário, sendo diretor da Escola Agrotécnica Federal de Alagoas, hoje IFAL-Satuba.
Os quatro filhos casaram-se com alagoanos:
José  Anchieta do Vale Bentes com Izolina,  Benedito Geraldo do Vale Bentes com Vega Lima, Ana Bentes Ferreira Pinto com o médico Manoel Menezes  e Terezinha de Jesus Bentes Normande com Júlio Normande.
A nossa escola recebeu o nome de Manoel Gentil do Vale Bentes, por que o mesmo tinha prestado importantes serviços, como diretor da Escola Agropecuária e  à comarca de Satuba e outro fator foi   Benedito Bentes, filho de Manoel Gentil,  era diretor presidente da Ceal de 1961 à 1974, e muito amigo do Governador do Estado Luiz Cavalcante, e quando a Nossa  Escola foi inaugurada, em 1964, o nome escolhido foi de professor Manoel Gentil do Vale Bentes.
Um dos fatos atuais, apurados pelos alunos durante a Gincana  Manoel Gentil : Resgatando Valores, foi que Dona Izolina, uma das noras de Manoel Gentil, está com 90 e poucos anos,  casada com José de Anchieta,  reside no Bairro de Ponta Verde, Edifício Villa Real.
D. Izolina, doou várias fotografias antigas de sua família para o acervo da nossa escola.
Abraços a Todos.
À Direção

Um comentário:

  1. ele tinha que apaixinar-se mesmo alogoas o litoral mais lindo do mundo !
    é pra isso mesmo.

    ResponderExcluir