sábado, 28 de abril de 2012

II - REUNIÃO PEDAGÓGICA



II REUNIÃO PEDAGÓGICA

                                                     “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”

                                                                                                         (Paulo Freire)

Data: 28/04/2012   Hora: 8h    Local: E.E. Prof. Manoel Gentil

PAUTA:


1.       Momento SAÚDE SERVIDOR

·         Exame Glicêmico, Pressão Arterial, IMC.
·        Café Regional com professores e funcionarios de apoio

2.       TEXTO REFLEXIVO1: A força das palavras e do acreditar

3.       Assembleia/ Conselho Escolar

·         Professores/ Funcionários

4.       TEXTO REFLEXIVO2: Como destruir sua imagem.

5.       Plano de Ensino

6.       Simulado

·         Quantidade de questões

·         Data de entrega

7.       Ficha de desempenho do aluno

·         Criar

8.       1° instrumento avaliativo

·         Realização

9.       Acompanhamento individual

·         Por área

10.    Cronograma dos sábados


TEXTOS REFLEXIVOS

TEXTO REFLEXIVO 1

A FORÇA DAS PALAVRAS E DO ACREDITAR...

(Autoria desconhecida)


Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:

“Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado.”

Alguns passantes o olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até davam-lhe dinheiro. Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que a cada dia a quantia era maior. Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse:

- “Você é muito criativo! Não gostaria de colaborar numa campanha de empresa?”

- “Vamos lá. Só tenho a ganhar!”, respondeu o mendigo.

Após um caprichado banho e com roupas novas, foi levado para a empresa. Daí para frente sua vida foi uma sequência de sucessos e a certo tempo ele tornou-se um dos sócios majoritários.

Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu de como conseguira sair da mendicância para tão alta posição. Contou ele:

- Bem, houve época em que eu costumava me sentar nas calçadas com uma placa ao lado, que dizia:

“Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um homem fracassado e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados! Mal consigo sobreviver!”

As coisas iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia: “Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem. Por mais que você não goste de sua aparência , afirma-se bonito. Por mais pobre que seja você, diga a si mesmo e aos outros que você é próspero.”

Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa para: “Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado”.

E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje. Tive apenas que entender o Poder das Palavras. O Universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade. Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará. Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.

Uma repórter, ironicamente, questionou:

- O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?

Respondeu o homem, cheio de bom humor:

- “Claro que não, minha ingênua amiga! Primeiro eu tive que Acreditar nelas!”



TEXTO REFLEXIVO2:

ARTIGO: COMO DESTRUIR SUA IMAGEM


O normal seria estarmos falando em técnicas eficazes para construir uma boa imagem, tanto pessoal quanto profissional. Acontece que não existe imagem que resista a certos deslizes. Mais que arranhá-la, eles são capazes de destruí-la.

Por isso fique atento. Quando se tem consciência dos defeitos fica muito mais fácil evitá-los e até corrigi-los.

Apresentaremos apenas algumas atitudes consideradas, pelo bom senso, como proibidas. No entanto, nada impede que você fique de olho e amplie essa lista.



ARROGÂNCIA – o arrogante pensa que sabe tudo, que não precisa de ninguém e que é autossuficiente. Aponta defeitos e critica como se fosse perfeito, o dono absoluto da verdade. Não há mais espaço para a arrogância numa época em que se valoriza a capacidade de integração das pessoas, em que o lema na maior parte das empresas é a cooperação.



PRECONCEITO – Além de ser crime inafiançável, demonstra falta de inteligência. Quem ainda hoje se baseia em ideias ou conceitos pré-concebidos para julgar os outros precisa urgentemente fazer uma reengenharia de atitudes. Não é só o que é igual a mim que é necessariamente a única coisa boa. Precisamos aprender a extrair o que há de melhor nas diferenças e crescermos com isso.



FALTA DE AUTOCONTROLE – Rompantes de mau-humor, atitudes destemperadas, raiva excessiva, saraivada de palavrões, gritos – tudo isso representa falhas no quesito controle emocional. Como alguém pretende ter uma carreira de sucesso se não consegue nem gerenciar suas emoções?



FALTA DE RESPEITO – Fumar onde não é permitido, atrasos constantes, maledicência, fofocas, “cantadas” de mau gosto e fora de hora, desrespeito às leis, tudo isso demonstra falta de consideração aos outros. Lembre-se de que etiqueta nada mais é que manter o respeito ao próximo.



FALTA DE ÉTICA – Segundo o dicionário, ética é o “conjunto de princípios morais e de valores que devem ser observados no exercício da profissão, no relacionamento entre as pessoas, na conduta do ser humano”. Quem o tempo todo insiste em ignorar esse conjunto de valores, por si só está se colocando à margem de tudo e de todos. Esse talvez seja um dos pecados mais graves que assola a humanidade. E é sem dúvida, aquele que, hoje em dia, ninguém consegue tolerar ou perdoar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário