sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atividade de Língua Portuguesa para 3º A e 3º B


Exercício de Língua Portuguesa
Gêneros textuais – O conto

1º Analisar os contos em vídeos e traçar um comparativo entre os contos “Branca de Neve e os sete anões” e “Espelho, espelho meu”:

ESPELHO, ESPELHO MEU.

Clique nos links abaixo para abrir os vídeos:




Contos antigos e macabros:
- Introdução
- Complicação (opcional)
- Climax
- Desfecho

Contos Recriados:
- Introdução
- Complicação (opcional)
- Climax
- Desfecho



2° Recriar a parte a partir da versão original, veja o conto recriado pela Profª Patrícia Pedrosa de Sá da UFMG:

Era uma vez...
Uma rainha que vivia em um grande castelo. Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas, ela tinha um espelho mágico. Um dia querendo avaliar sua beleza, também ela perguntou ao espelho.
-          Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?
O espelho olhou bem para ela e respondeu:
-          Minha rainha os tempos estão mudados. Esta não é uma resposta tão simples. Hoje em dia, para responder a sua pergunta eu preciso de alguns elementos mais claros.
Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu perguntar:
-          Como assim?
-          Veja bem,
Respondeu o espelho -Em primeiro lugar, preciso saber por que vossa majestade fez essa pergunta, ou seja, o que pretende fazer com minha resposta. Pretende apenas levantar dados sobre seu ibope no castelo? Pretende examinar seu nível de beleza, comparando com o de outras pessoas, ou sua avaliação visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo? É uma avaliação considerando a norma ou critérios  predeterminados? De toda a forma, é preciso, ainda, que vossa majestade me diga se pretende fazer uma classificação dos resultados.
E continuou o espelho:
-Além disso, eu preciso que vossa majestade me defina com que bases devo fazer essa avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? Quem devo consultar para fazer essa análise? Por exemplo: se consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta, por outro lado, se utilizar parâmetros nacionais, poderei ter outra resposta. Entre a turma da copa ou mesmo entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas se perguntar aos seus conselheiros, acho que minha rainha terá o primeiro lugar. Depois, ainda tem o seguinte.
Continuou o espelho:
-Como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para verificar o grau dessa beleza? Utilizo a observação?
Finalmente, concluiu o espelho:
     - Será que estou sendo justo? Tantos são os pontos a considerar...”


OBS:
Após realizar a reescrita dos contos, enviar como anexo, para o email da professora Márcia:
marcyn_ca@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário