terça-feira, 18 de setembro de 2012

Desfile 16 de setembro

Parabéns aos nossos estudantes e funcionários de apoio que participaram do desfile em comemoração aos 195 anos de Emancipação Política de Alagoas, o tema do desfile foi “Alagoas, Ritmos e Rima: do popular ao erudito", o desfile aconteceu na avenida da Paz, em Jaraguá, na Capital Alagoana .


Nossa escola representou  o  músico Heckel Tavares, nascido  em 16/6/1896 em Satuba, AL  e faleceu em   8/8/1969  no Rio de Janeiro, RJ.
Músico e compositor de músicas populares e eruditas,  compôs mais de 150 canções baseadas em elementos regionais. Em seu repertório vocal destacam-se os maracatus "Evocação", "Oração e dança" e "Festival", com poemas de Ascenso Ferreira; "Azulão", "Casa de caboclo", "Na minha terra tem" e "Suçuarana", com letras de Luís Peixoto; "Lavanderia", "O carreiro", "O boiadero" e "Uma toada", com poemas de Olegário Mariano; "Guacira", "Leilão", "Favela" e "Moleque namorador", com letras de Joraci Camargo; "Coco da minha terra", com palavras de Jaime d'Altavitta; e três danças nordestinas (cocos): "Dança de caboclo", "Humaitá" e "Engenho Novo", arranjos de temas do folclore brasileiro.
 Atingiu o auge de sua carreira com obras como "Funeral de um rei nagô", "Banzo" e "Oração do guerreiro", com letras de Murillo Araújo, que foram interpretadas até por artistas internacionais, como o contralto Marian Anderson. O maestro Eleazar de Carvalho chamava-o, aliás, de "Schubert brasileiro", justamente por sua capacidade de compor canções com temas populares, assim como o compositor austríaco demonstrou com seus "lieder".


No desfile, vinte pelotões, acompanhados por 19 bandas fanfarras percorreram o trajeto que teve o suporte  de policiais militares, bombeiros e viaturas do Samu.Durante o desfile, os estudantes fizeram um resgate da história de Alagoas, enfatizando a cultura e seus ritmos.

Os vinte pelotões do desfile foram compostos pelas escolas estaduais Tiradentes (Polícia Militar), Júlio Auto (Maceió), Correia Titara (Piaçabuçu), Edson Bernardes (Maceió), Comendador José da Silva Peixoto (Penedo), Humberto Mendes (Palmeira dos Índios), Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão), Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo), Monsenhor Luís Barbosa (Ibateguara), Manoel Gentil (Satuba), Julieta Ramos Pereira (Paripueira), Benedita de Castro Lima (Maceió), Aurelina Palmeira (Maceió) e Rubens Canuto (Maceió).

Também participaram escolas municipais Rui Palmeira (São Miguel dos Campos) e Pedro Carnaúba (Viçosa), Centro Educacional Luiz Amorim Leão (Messias), Colégio Ativo e Escola de Educação Básica Maria José Omena (Maceió).

O desfile  contou ainda com a participação das bandas da Polícia Militar de Alagoas, Maestro Bráulio Pimentel (São Miguel dos Campos) e Mestre Indalino (Ouro Branco).


Parabenizamos nossos estudantes principalmente no comportamento, todos se comportaram  de maneira educada e civilizada como se devem à educadores e educandos.
Estamos certos que poderemos contar com a participação e colaboração de todos nos próximos eventos nos quais a escola promova ou participe.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário