terça-feira, 10 de maio de 2016

IX GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA 2016

IX GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA
TEMA: OLIMPÍADAS 2016
DATA: 16 e 17 de junho
VALOR: RS 23,00 (CAMISA E INSCRIÇÃO DA GINCANA)
PAGAMENTO: 50% ATÉ 20 DE MAIO E 50% ATÉ 15 DE JUNHO
PONTUAÇÃO:  de 1,0 ATÉ 5,0 (EM TODAS AS DISCIPLINAS)
LOCAL: QUADRA DE ESPORTES DO MUNICÍPIO
PAÍSES ESCOLHIDOS:
9º ano: AFRICA DO SUL
1º A: CANADÁ
1º B: ITÁLIA
1º C: FRANÇA
1º D: EUA
2º A: COLOMBIA
2º B: JAMAICA
2º C: ARGENTINA
2º D: INDIA
3º A: ESPANHA
3º B: TURQUIA
3º C: BRASIL
PROVAS:
1.      CAMINHADA DE ABERTURA
·         Confeccionar bandeira do país que a turma representa, podem levar bolas de sopro nas cores da equipe.
·         Sairá da porta da escola, às 08h da manhã em direção a quadra
2.      ABERTURA – APRESENTAÇÃO DA EQUIPE
·         Toda a equipe deverá apresentar-se na quadra com um grito de guerra que representará sua equipe.
·         Poderão utilizar instrumentos musicais.
3.      DANÇA TÍPICA DO PAÍS
·         Trajes e músicas correspondentes ao país que a equipe representa.
·         Tempo máximo: 05 minutos
·         Painel de acordo com a dança (2mX2m ripado)
·         Proibido utilização de gelo seco, ou fogos de artifícios com fumaça.
4.      APRESENTAÇÃO DE UMA MODALIDADE OLÍMPICA PELOS ALUNOS DESTAQUE DO PAÍS QUE A TURMA REPRESENTA
·         Pode ser em cartaz ou caracterizado
·         Descrever rapidamente como este esporte se realiza
5.      MASCOTE
·         Cada turma ficará responsável em confeccionar o mascote das olimpíadas de 1964, 68, 72, 76, 80, 84, 88, 92, 96, 2000, 04, 08, 12 e 2016
·         No dia da prova um aluno deverá apresentar o mascote, falar o sexo, cor, animal, personalidade, ideia, desporto, inspiração e em que classificação o Brasil ficou nessa Olimpíada.
·         O sorteio será realizado no dia da reunião com os representantes de turma.
9º ano: 1988                                       1º A: 1968
1º B:    2000                                       1º C: 2008
1º D:    2004                                       2º A: 2012
2º B:    1972                                       2º C: 1976
2º D:    1980                                       3º A: 1996
3º B:    1992                                       3º C: 1984

6.      CONFECCIONAR UM CARTAZ COM UM ATLETA PARAOLÍMPICO BRASILEIRO.
·         No dia da prova deverá explicar quem é o atleta, seu esporte.
·         Utilizar cartolina ou 40kg
7.      PARÓDIA
·         Cada turma deverá CRIAR uma paródia de qualquer música, no estilo FORRÓ OU SERTANEJO, com a temática DENGUE: AEDES, ZIKA, CHIKUNGUNYA ...
·         Será somente cantada. Poderá utilizar instrumentos musicais.
·         Levar no dia10 cópias da letra da paródia para os jurados.
8.      DESFILE DO CASAL
·         Cada turma deverá escolher um casal: menino e menina para se caracterizar com as vestimentas de seu país e no dia participar de um desfile.
9.      LOCALIZAÇÃO DO SEU PAÍS
·         Em um papel 40 kg branco desenhar o continente em que seu país se encontra. Localizar o país, destacando-o e marcar a capital. Informar população, língua oficial do país, moeda e uma curiosidade do país.
10.  ALUNOS UNIFORMIZADOS
·         O maior número de pessoas uniformizadas com a camiseta da Gincana será contabilizada e ganhará um pontuação extra de 10 pontos.
11.  TAREFA-SURPRESA
·         Acontecerão durante a gincana. Serão ao todo 4 provas.
12.   PROVA DO FOGUETE
·         Cada turma terá que confeccionar um foguete na cor da bandeira do país que ela representa, utilizando garrafa pet e fazê-lo voar no dia. (Propulsão a escolher).
·         Categorias: 1. Mais bonito (AVALIADO PELOS JURADOS)
                   2. Que voe mais alto (AVALIADO PELOS PROFESSORES DE FÍSICA)
·         Procurar profs Tobias ou Cézar para maiores informações.
13.  PEÇA
·         Escolher um Causo Nordestino para apresentar no dia;
·         Os participantes deverão se caracterizar de acordo com o causo escolhido;
·         Cada turma deverá pesquisar, escolher um e se inscrever com a Thomazia ou o Beneilton para que não haja repetição.
14.  TOCHA OLIMPICA
·         Confeccionar a tocha Olímpica 2016.
·         Terá maior pontuação a mais bonita e mais parecida com a original.
15.  COMIDA TÍPICA
·         Cada equipe deverá escolher um prato típico de seu país para servir aos jurados no dia da prova.
·         Cada turma deverá levar pratos e talheres descartáveis para serem servidos no dia.
·         Os alunos responsáveis deverão explicar no dia o que foi utilizado para a construção da comida.
16.  FIGURA HUMANA
·         A turma deverá organizar uma figura com a maioria das pessoas da turma na quadra, como uma evolução.
17.  HINO NACIONAL BRASILEIRO
·         Três alunos de cada turma deverão pesquisar no dicionário o significado das palavras mais difíceis do hino.
·         No dia da prova estes alunos irão para o centro da quadra participar. As palavras serão apresentadas no telão e aquele que responder primeiro e corretamente receberá a pontuação.
18.  PERG X RESPOSTAS
·         02 por disciplina
ASSUNTOS:
1.      LINGUA PORTUGUESA:
·         PLURALIDADE CULTURAL: OBSERVAR A LÍNGUA FALADA NOS PAÍSES ESCOLHIDOS PELAS TURMAS E RESGATAR ALGUNS USOS E COSTUMES DELES QUE NÓS BRASILEIROS HERDAMOS;
·         OBSERVAR A LINGUA FALADA NOS PAÍSES ENVOLVIDOS NAS OLIMPÍADAS, DANDO ÊNFASE AOS QUE SEDIAM O CAMPEONATO E OS QUE DISPUTAM DIRETAMENTE COM O BRASIL.
2.      MATEMÁTICA:
·         PORCENTAGEM
3.      HISTÓRIA:
·         PARTICPIAÇÃO DO BRASIL NAS OLIMPÍADAS DA 1ª A ÚLTIMA
4.      QUÍMICA:
·         ENERGÉTICOS E ISOTÔNICOS
5.      ARTE:
·         ESTÁDIOS BRASILEIROS (ARQUITETURA) E ESPORTES ARTÍSTICOS
6.      GEOGRAFIA:
·         DISTRIBUIÇÃO CLIMÁTICA DOS PAÍSES ESCOLHIDOS PELAS TURMAS
7.      FÍSICA:
·         AS LEIS DE NEWTON
8.      EDUCAÇÃO FÍSICA:
·         HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS
9.      FILOSOFIA:
·         A ORIGEM DA OLIMPÍADA E A BUSCA DAS VIRTUDES
10.  BIOLOGIA/ CIÊNCIAS:
·         DOENÇAS QUE SÃO TRANSMITIDAS POR CONTATO DIRETO ENTRE PESSOAS OU ATRAVÉS DE VETORES, SEJAM CAUSADAS POR VÍRUS, BACTÉRIAS, FUNGOS OU PROTOZOÁRIOS.
11.  SOCIOLOGIA:
·         HISTÓRIA DA GRECIA
ü  CAPITAL
ü  TIPO DE GOVERNO
ü  POPULAÇÃO
ü  MOEDA
ü  RELIGIÃO
·         O CONCEITO DE CIDADANIA PARA OS GREGOS ANTIGOS E PARA NOSSA SOCIEDADE;
·         A IMPORTÂNCIA DA GRÉCIA NA FORMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO.
12.  INGLÊS:
·         TEXTOS, INTERPRETAÇÃO, ESPORTES EM INGLÊS.
13.  ENSINO RELIGIOSO:

·         A ORIGEM RELIGIOSA DOS JOGOS OLÍMPICOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário