domingo, 22 de maio de 2016

O que é um foguete à água: Regras de Segurança

Foguetes a água são modelos de foguetes caseiros que usam uma combinação de água e pressão para para obter um lançamento. Não é usado nenhum tipo de material inflamável.

Funcionamento: Uma garrafa PET (de  qualquer refrigerante, 500 mL, 1L, 1,5L, 2L) é enchida com água a um terço, então essa garrafa  é invertida no suporte de pressão. Usa-se uma bomba de bicicleta ou outra fonte qualquer de ar comprimido, que quando estiver comprimido ao máximo a garrafa é liberada pelo sistema de soltura; o ar comprimido irá empurrar a água para baixo fazendo, assim, a garrafa subir( Lei da Ação e Reação de Newton).

Outros tipo de foguetes caseiros:
Vinagre e Bicarbonato de sódio (fermento em pó), coloca-se  de 300 a 500mL de vinagre em uma garrafa Pet de 2L, em seguida o fermento em pó, e finalmente tampa-se com uma rolha ( de cortiça ou borraça) invertendo a garrafa. A pressão do resultado da reação do vinagre ( ácido acético) com o Fermento em pó (bicabornato de sódio) terá como um dos produtos o gás carbônico. Esta pressão fará o  foguete subir.

Pastilha efervescente,o procedimento é muito mais simples,coloque água num potinho de filme de máquina fotográfica e coloque a pastilha evervescente, coloque a tampinha e vire para baixo rapidamente,a pressão interna ( formação de gás carbônico) fara o potinho subir.


CONSTRUÇÃO DE UM FOGUETE À AGUA
REGRAS DE SEGURANÇA:
Construção: os materiais usados na construção do foguete devem ser leves (principalmente plásticos), sem componentes metálicos.
Propulsãouse apenas água e ar comprimido, respeitando os limites de pressão da garrafa usada.
Resgate: o foguete deve possuir um sistema de resgate (com paraquedas) que permita sua descida com segurança ao solo e a reutilização do foguete.
Massa  o foguete não deve pesar mais do que 1.5 kg antes do lançamento.
Carga: Nunca use carga explosiva, inflamável ou de substâncias perigosas.
Estabilidade: verifique a estabilidade do foguete, determinando seu centro de gravidade (CG) e seu centro de pressão (CP) antes do primeiro lançamento.
Sistema de lançamento: o dispositivo usado para lançar foguetes deve permitir o disparo a, pelo menos, 3 metros de distância e deve ter uma forma de despressurizar a garrafa numa situação de emergência.
Condições de lançamento: não lance foguetes com vento forte, perto de áreas urbanizadas, de torres de alta tensão ou de fios elétricos ou telefônicos, perto de árvores altas ou em locais onde passem aeronaves em baixa altitude, ou em qualquer outro lugar que represente perigo para pessoas, animais, veículos ou propriedades.
Segurança durante o lançamento: não se aproxime nem deixe que ninguém se aproxime do foguete quando o mesmo já estiver pressurizado ou em processo de pressurização.
Direçao de lançamento: jamais direcione o foguete para um alvo no solo ou no ar. Todos os lançamentos devem ser feitos dentro de um ângulo de 30° em relação à vertical.
Fios elétricos: em hipótese alguma tente resgatar um foguete que tenha caído sobre ou perto de fios elétricos ou locais perigosos.
Testes de pré-lançamento: se estiver trabalhando em um projeto de pesquisa ou desenvolvimento de foguetes a água, procure determinar a confiabilidade o mesmo através de testes e ensaios estáticos ou no solo. Os testes devem ser feitos de forma segura e em lugares isolados, longe de pessoas que não estejam participando do projeto.

Toda a vez que for testar um foguete, complete ele inteiro de agua para depois pressuriza-lo, caso o foguete falhe e exploda, como a água é um fluido incompressível ela não armazena muita energia e a explosão não será tão intensa a ponto de mandar fragmentos do foguete com alta velocidade. Caso fosse utilizado somente ar comprimido, haveria uma grande quantidade de energia armazenada e em caso de uma explosão os pedaços do foguete atingiriam alta velocidade e provavelmente machucariam quem estivese perto.

Sempre pressurize para testes com uma pressão um pouco maior que a utilizada nos lançamentos,  se vai utilizar 50 psi, encha completamente de água o foguete e faça o teste a 60 psi. 


Sempre que for testar mantenha distancia e proteja a vista.

Se você for criança, conte sempre com a participação de um adulto nos lançamentos.


Na próxima postagem Falaremos do material e dos procedimentos na construção de um foguete à água sem o controle pressão  e com o controle da pressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário